Melchior, Gaspar e Baltasar chegarão em três majestosas carroças. Tui e Valença celebram a Cavalgata de Reis mais internacional de sempre. A saída dos Magos de Oriente ocorrerá às 16h30 (hora portuguesa) do Albergue de Peregrinos de “São Teotónio”, em Valença.
A Cavalgata de Reis de Tui terá este ano carácter internacional já que, pela primeira vez, a saída ocorrerá do Albergue de Peregrinos “São Teotónio” de Valença. No âmbito do Xacobeo 2010 o Ayuntamiento de Tui e a Câmara Municipal de Valença uniram-se para colocar, em destaque, Valença e Tui como grandes referências do Caminho Português para Santiago de Compostela. Esta é a primeira das iniciativas conjuntas que marcarão as comemorações jacobeias nas duas cidades, ao longo de 2010.
Oito carroças
A Cavalgata contará com as três carroças reais, dos Reis Magos, cinco carroças dos pajens, bem como de muitos outros elementos, totalizando 150 figurantes.
Desde o Albergue de Peregrinos “São Teotónio” a Cavalgata vai percorrer as avenidas dos Bombeiros e de Espanha, a antiga Ponte Internacional e já em Tui o percurso seguirá pela Avenida de Portugal, rúa Martínez Padín e Augusto González Besada e Paseo da Corredoira.
Os Reis de Oriente vão oferecer mais de 1.200 quilos de caramelos sem glutén, assim como milhares de balões.
Escoltada pelas forças policiais portuguesas e espanholas
A Cavalgata será escoltada pelas forças policiais portuguesas e espanholas e integrará, ainda, como é de tradição os Bombeiros Voluntarios de Valença, uma ambulância, e elementos da Protección Civil de Tui. As notas musicais estarão a cargo da Rondalla do Centro Cultural “O Mosteiro” de Pexegueiro, de Tui.
No final do percurso, no Cantón de Diómedes, na Corredoura, onde está instalado o Portal de Belem, será lida uma mensagem, enquanto Melchior, Gaspar e Baltasar farão a oferta ao Menino Jesus de Ouro, Incenso e Mirra. Após a oferta os mais pequenos poderão subir ao palco real e saudar os Reis Magos.
Valença e Tui pelo Xacobeo 2010
A Cabalgata de Reis é uma organização da Concellería de Cultura do Ayuntamiento de Tui e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, da Policía Local, da GNR, da Protección Civil, do Centro de Cooperación Policial e Aduaneiro, do grupo scouts “Alhoia”, da URE Baixo Miño, das Ambulancias “Baixo Miño”, dos Bombeiros Voluntários de Valença, dos diferentes departamentos do Concello de Tui e das Asociacións Culturais de “Aloia” de Pazos de Reis, “Seixos Albos” de Areas, da Asociación de Veciños de Guillarei e da Asociación Cultural “O Mosteiro” de Pexegueiro, assim como de duas carroças de particulares.